• Leticia Monteiro Nogueira

Passo a Passo do Projeto


Quem nunca ficou confuso na hora de contratar um arquiteto ou designer de interiores para elaborar um projeto?!

Saber como funciona o processo de elaboração de um projeto pode melhorar, e muito, o produto final, além de facilitar sua vida durante tantas etapas.

Por isso, esse post vai explicar o passo a passo desse processo. Lembrando que cada profissional tem um método, então os itens entregues podem variar um pouco.

Vamos lá?!

O levantamento arquitetônico e a entrevista com o cliente são as duas primeiras etapas deste processo, e são as que considero mais importantes, podem, ou não ser realizadas em um mesmo dia.

O levantamento arquitetônico, nada mais é do que medir e fotografar todo o espaço, paredes, janelas, portas, tomadas, altura do teto e tudo mais que estiver inserido neste ambiente e possa ser importante no momento de pensar no espaço.

A entrevista com o cliente é o ponto crucial para que o projeto seja bem sucedido, é onde recebemos o que chamamos de "briefing", que na verdade é o que o cliente quer. É nesse momento que procuramos entender tudo o que o cliente gosta ou não, quais são as expectativas dele em relação ao projeto, qual o orçamento disponível, entre muitas outras coisas. Por isso é muito importante você expor suas idéias, seus gostos e desgostos. Funciona um pouco como terapia, você precisa se abrir e estar aberto. A nossa casa é uma extensão da gente, precisa ter a nossa cara, nosso jeito, então a elaboração de um projeto de interiores deve ser feita junto com você, o cliente tem que fazer parte do processo de criação porque é ele que vai usufruir daquele espaço.

Baseado nas informações recebidas é apresentado ao cliente um estudo preliminar, que é um estudo do espaço, e do que melhor funciona nele. É representado por uma planta baixa (como se fosse uma vista de cima do ambiente) com a disposição dos móveis e equipamentos que fazem parte daquele espaço. Dependendo do tipo de projeto pode vir acompanhado por uma imagem em 3D, para melhor entendimento.

Além disso, já podemos conversar sobre cores e materiais possíveis para o local. Nesse momento, caso o cliente não esteja satisfeito com a disposição proposta, deve solicitar a alteração desejada.

Com a aprovação do estudo preliminar, é iniciado a primeira parte do detalhamento do projeto, chamado de anteprojeto ou pré-projeto. Na apresentação deste fase você conseguirá enxergar seu ambiente praticamente pronto, através das vistas das paredes e das imagens 3D.

Nessa etapa são apresentados os materiais e mobiliários propostos para o ambiente, como cores e revestimentos diversos, para a aprovação do cliente. Mais uma vez, lembre-se, quem vai utilizar o espaço é você, então se alguma coisa ainda não está do seu gosto, agora é o momento de falar!

Depois que o pré-projeto é aprovado, os acabamento e móveis já estão definidos, começa o detalhamento final do projeto, chamado de projeto executivo. Nele você terá os detalhes de como serão executados os acabamentos de construção, a demolição, pontos de elétrica, hidráulica, rebaixos de gesso, iluminação e mobiliários, entre outras coisas, dependendo da sua necessidade. Esse conjunto de plantas contém todas as informações que você precisa para orçar e executar seu projeto.

De acordo com a necessidade de cada cliente, é realizado também um orçamento preliminar de custos para a execução do projeto, e o gerenciamento da obra.

Depois disso é só começar a obra, e ver seu sonho realizado!


0 visualização
Acompanhe
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
Contato

contato@lmninteriores.com.br

(21) 9 9821-2324

Rio de Janeiro, Brasil

Horários 

9:00 às 18:00 horas

Segunda à Sexta-feira